Nesta segunda-feira, os acadêmicos do componente de Física III da FAHOR realizaram uma, de muitas aulas práticas no Laboratório de Física. O objetivo era trazer conceitos de eletrostática. O assunto da aula foi sobre: "Como podemos acumular Cargas Elétricas?" A professora propôs aos acadêmicos a construção de um equipamento que pudesse acumular cargas produzidas a partir da eletrização de atrito, contato e indução. Os mesmos foram desafiados a construir um modelo simplificado da Garrafa de Leyden, que nada mais é que um capacitor (armazenador de cargas elétricas).
A construção foi relativamente fácil e foram utilizados materiais de baixo custo. Foi preciso de: um pote plástico, um pouco de palha de aço, papel alumínio, clipes de arame, régua acrílica, meia de seda ou lã, fita adesiva e tesoura sem ponta.
Conforme a Professora Valéria Bonetti Jerzewski, "a prática é fundamental para a visualização e comprovação dos conceitos teóricos e suas aplicações no cotidiano. O Capacitor é um dos componentes entre os mais utilizados dentro da eletrônica. São capazes de armazenar energia na forma de Campo Elétrico no seu processo de carga, liberando esta energia, no processo de descarga. São largamente utilizados em diversos fins, tanto em aplicações em corrente contínua, como temporizadores, retificadores e em corrente alternada para correção do fator de potência, filtros passivos, dentre outros".
Além desse experimento, os acadêmicos praticaram conceitos de Eletrostática com o Gerador de Van der Graaff . Esse equipamento adquirido pela Fahor, foi criado em 1931, pelo Engenheiro e Físico americano Robert J. Vander Graaff e, foi o primeiro utilizado em pesquisa nuclear. O Gerador tem capacidade de produzir voltagens extremamente altas, e ao contrário do que se pode pensar (considerando que esse é um dispositivo que aguça a curiosidade das pessoas, de modo geral, por fazer os fios dos cabelos ficarem levantados) ele não foi inventado para ser uma ferramenta de ensino de física e, sim, para fornecer a alta energia necessária para a criação dos primeiros aceleradores de partículas.
No caso do Gerador de Van der Graaff, a professora explica que "ao colocarem uma tira de papel de papel alumínio fixo em sua extremidade, os estudantes podem verificar o comportamento das cargas elétricas na superfície externa do condutor e comprovar que o Campo Elétrico tem a mesma direção da Força Elétrica".