Na noite de segunda-feira, 08 de julho, ocorreu a apresentação dos Projetos de Extensão vinculados à disciplina “Redação e Comunicação”, intitulada “A Redação Acadêmica no Contexto da Sociedade Civil”. A atividade resultou na produção de seis projetos acadêmicos, elaborados por vinte e sete acadêmicos sob a orientação da professora Jane Nyland, propondo melhorias em entidades e organizações de quatro municípios da região.

A apresentação contou com a presença do Diretor Sedelmo Desbessel, do Vice-Diretor Marcelo Blume, da professora Mirian Bourscheid, diretora da EEEB Albino Fantin, e da Srª Helonara Freddo Durks, integrante do Escritório de Projetos do Ecossistema vinculado ao Município de Horizontina.

A realização dos projetos de extensão, tanto na graduação quanto na pós-graduação, representa uma jornada essencial. Essas iniciativas proporcionam aos acadêmicos a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em contextos práticos e desafiadores, enquanto desenvolvem habilidades práticas. Focados no benefício da comunidade local ou da sociedade em geral, esses projetos buscam solucionar problemas reais e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos. "A realização dos projetos de extensão proporciona aos acadêmicos a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em contextos práticos e desafiadores, enquanto desenvolvem habilidades práticas," afirma a professora Jane. O engajamento com diferentes setores da sociedade permite que os estudantes desenvolvam competências sociais cruciais, como colaboração, oratória, empatia e liderança, reforçando o impacto positivo das ações universitárias na sociedade.

Confira os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos:

1. Construção de rampa de acesso na EMEI Madre Tereza - Horizontina

Direcionado para a ACPM - Associação de Pais e Mestres da EMEI Madre Tereza, este projeto visa melhorar a acessibilidade na instituição de ensino.

2. Fantin Lab - Estimulando o ambiente tecnológico no Ensino Público

Destinado ao CPM - Círculo de Pais e Mestres da EEEB Albino Fantin - Horizontina, o projeto tem como objetivo criar um ambiente tecnológico para estimular o aprendizado dos alunos.

3. Aquisição de ração e abrigos (casas) para animais em situação de abandono

Focado na ONG - Associação Futuro dos Animais de Horizontina, este projeto busca fornecer recursos para melhorar as condições dos animais abandonados.

4. GEMP - Oficinas de dança em escolas municipais

Direcionado à Escola de Dança GEMP, no município de Crissiumal, o projeto propõe a realização de oficinas de dança em escolas municipais.

5. Aquisição de brinquedos de madeira e restauração do toldo da EMEF Professor Otalisio Hartemink - Doutor Maurício Cardoso

Destinado à Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Otalisio Hartemink, o projeto visa melhorar as instalações e recursos da escola.

6. Aquisição de copiadora, aparelho de som e aparelho celular

Direcionado ao CPM - Círculo de Pais e Mestres da EEEF Coronel Bráulio Oliveira, no Bairro Cruzeiro/Santa Rosa, o projeto busca equipar a escola com novos dispositivos para melhorar suas atividades.

Confira as fotos aqui