Na quarta edição do desafio de gamificação da disciplina de Algoritmos e Programação, os professores Maicon Hammes, Luis Quitaiski e Fabrício Desbessel continuaram a utilizar essa estratégia para incentivar a participação e o aprendizado dos alunos. A edição deste semestre trouxe uma conquista inédita: pela primeira vez, uma mulher, Emili Amanda Dutra, foi a vencedora do desafio, destacando-se entre seus colegas e recebendo o certificado de Aluna Destaque.

A gamificação, idealizada pelo professor Fabrício Desbessel, foi implementada como uma forma mais atrativa de avaliar o desempenho dos estudantes ao longo do semestre. "Pontuamos ações positivas durante a disciplina, como resolver desafios, entregar listas de exercícios, ajudar colegas e solucionar problemas na frente da turma. Esses pontos compõem parte da nota final, e também oferecemos prêmios para os melhores colocados", explica Desbessel.

Durante o semestre, os alunos são desafiados a aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula por meio de uma série de atividades práticas. A iniciativa não apenas avalia o desempenho acadêmico, mas também promove a colaboração entre os estudantes e desenvolve habilidades importantes como a resolução de problemas e o trabalho em equipe.

A conquista de Emili serve como inspiração para futuras edições do desafio e reforça a importância de promover a diversidade em áreas técnicas e de programação.