A FAHOR, em parceria com a Prefeitura Municipal de Horizontina, deu início ao curso de Cuidador de Idosos, parte da segunda edição do projeto "Trabalho e Renda: Eu Profissional". O curso começou no dia 5 de agosto e conta com 23 inscritos, interessados em se qualificar para prestar cuidados e assistência a idosos, uma área em crescente demanda.

A aula inicial do curso contou com a presença do vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume, e da assistente social, Patrícia Sapiaginski Rusinek, que reforçaram a importância da qualificação profissional e o compromisso da FAHOR com a educação continuada e a inserção social. Marcelo Blume destacou: "Investir em qualificação é investir em dignidade e em melhores condições de vida para nossa comunidade. Este curso não só capacita, mas também prepara os participantes para cuidar com respeito e competência dos nossos idosos."

O curso está dividido em duas partes: teórica e prática, totalizando 80 horas de carga horária. A professora Gabriele Schek está responsável por ministrar a parte teórica, que ocorre desde o início de agosto e vai até meados de setembro. Durante essa fase, os alunos aprenderão sobre os princípios básicos do cuidado com idosos, incluindo higiene, alimentação, medicação e primeiros socorros. Após a conclusão das aulas teóricas, a professora Adriane Kleinpaul assumirá a parte prática do curso, que começará em setembro. Essa etapa permitirá aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais, promovendo uma experiência de aprendizado completa e significativa.

Projeto Renda e Trabalho: Eu Profissional

O projeto "Renda e Trabalho: Eu Profissional" é uma iniciativa conjunta entre a FAHOR e o Município de Horizontina, sendo executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social com recursos provenientes de uma emenda impositiva ao orçamento municipal, indicada pela bancada do Partido dos Trabalhadores. A proposta desse projeto é fornecer uma ampla gama de cursos de qualificação, com o objetivo de aprimorar as habilidades profissionais e aumentar as oportunidades de trabalho e renda para a comunidade local.