Entre os dias 29 e 31 de agosto, a FAHOR esteve representada no III INNOVA CIDIR - Jornada Internacional de Inovação e Empreendedorismo da Red CIDIR, realizado em Encarnación, Paraguai. O evento, que neste ano foi sediado pela Universidad Católica de Itapúa, reuniu participantes de diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil, Argentina e Paraguai, proporcionando um ambiente enriquecedor de troca de conhecimentos e experiências.

Representando a FAHOR, participaram os professores Márcio Kalkmann e Marcelo Blume, acompanhados dos estudantes do curso de Ciências Econômicas Gabriel Dressler Parise, Vitória Hunsche Kreutz, Letícia Zago, Felipe da Luz Hammes, Lucas Vinícios Goral e Leonardo Carpenedo. O evento contou com palestras, conferências, visitas técnicas e apresentações de trabalhos científicos, oferecendo aos participantes uma imersão nas realidades econômicas e sociais das regiões interfronteiriças.

n_0113_2.jpg

O professor Márcio Kalkmann destacou a importância dessa experiência de internacionalização para os estudantes: "Os alunos puderam trocar experiências com colegas de instituições da Argentina e do Paraguai, observando de perto o cenário econômico, o mercado cambial e as diferenças nas políticas monetária e fiscal entre os países. Para o curso de Ciências Econômicas, essas vivências são fundamentais para ampliar a compreensão sobre as particularidades regionais", destacou Kalkmann.

A estudante Vitória Hunsche Kreutz também compartilhou sua visão sobre o evento, "a participação na III Jornada de Inovação foi uma experiência transformadora. O evento proporcionou uma visão abrangente sobre tendências emergentes e os desafios econômicos da América Latina. Interagir com profissionais e acadêmicos de diversos países me permitiu ampliar minha rede de contatos e entender melhor o papel da inovação no desenvolvimento econômico sustentável".

Já para o estudante Gabriel Dressler Parise, o evento foi uma oportunidade de aprendizado sobre temas atuais, "as palestras abordaram questões como a economia criativa e o uso da inteligência artificial para otimizar processos, temas que considero fundamentais para o futuro. A experiência contribuiu muito para meu crescimento pessoal e profissional", finalizou.