A 14ª edição do Seminário Internacional de Engenharia, Economia, Inovação e Empreendedorismo (SIEF) teve início na noite desta segunda-feira, 09 de setembro, com uma programação inspiradora e cheia de atrações. A abertura do evento contou com a apresentação da Orquestra Jovem CFJL/FAHOR, que encantou os presentes com sua performance musical.

Após a apresentação da orquestra, o empresário Clovis Tramontina iniciou sua palestra "Empreender não é um ato. É uma jornada." Durante sua fala, Clovis compartilhou sua trajetória de sucesso à frente da Tramontina, destacando os desafios enfrentados e a importância de persistir, inovar e estar atento às mudanças do mercado. Ao final de sua apresentação, o empresário dedicou um tempo para fotos e autógrafos, aproximando-se ainda mais dos participantes.

Após a palestra de Tramontina, subiu ao palco principal, o professor Carlos Eduardo Pereira abordou o tema "Inovação Industrial e Projetos Cooperativos Universidade - Empresas: o modelo EMBRAPII", mediado pelo vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume. Carlos destacou os desafios e oportunidades na interação entre universidades e empresas no desenvolvimento de projetos de inovação industrial.

Enquanto isso, no CT02, o professor Muriel Pinto, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), proferiu a palestra "Políticas de Fronteira e Desenvolvimento Territorial", mediada pelo professor Edemar Rotta da UFFS, coordenador do programa de pós-graduação em desenvolvimento e políticas públicas. Muriel abordou as múltiplas relações entre políticas nacionais de fronteira e os processos de governança territorial nas regiões fronteiriças.

Infelizmente, o palestrante Daniel Ely, que também estava previsto para a noite, não pôde comparecer ao evento devido a motivos familiares.

Além das atividades acadêmicas e empresariais, os participantes puderam aproveitar o SIEF Gourmet, com opções gastronômicas oferecidas pelo Restaurante Fome Mania e o Kreps da Claudete, que serviram pratos e lanches deliciosos durante o intervalo.

A programação contou ainda com o SIEF Musical, onde o cantor João Fernando encantou o público com uma apresentação acústica, proporcionando um momento de descontração e networking entre os presentes.

A primeira noite do SIEF 2024 foi uma combinação perfeita de cultura, conhecimento e interação, deixando os participantes entusiasmados para as próximas atividades do evento.