A Faculdade Horizontina tem mais um motivo para celebrar neste ano, o curso de Engenharia Mecânica foi avaliado com o conceito máximo, 5, pelo MEC no processo de renovação do credenciamento. A notícia foi recebida pela instituição na última terça-feira, dia 10 de setembro, e, durante a cerimônia de abertura do SIEF, o Diretor da FAHOR, Sedelmo Desbessel, aproveitou para compartilhar a boa nova com a comunidade acadêmica e os participantes presentes no evento.

Esse resultado é um reflexo do esforço conjunto da instituição, dos alunos, professores e colaboradores, reafirmando a qualidade de ensino oferecida. O coordenador do curso, Rafael Luciano Dalcin, expressou o orgulho e a satisfação com a conquista: "Esta vitória é resultado do trabalho árduo de todos. A dedicação aos estudos, a inovação pedagógica e a busca pela excelência são as chaves para esse sucesso. Estamos no caminho certo e isso nos motiva a seguir aprimorando e elevando ainda mais nossos padrões", destacou.

Para os estudantes, a avaliação também reforça o reconhecimento da qualidade do curso. Camilli Budke, acadêmica do  segundo semestre de Engenharia Mecânica, ressaltou que "é gratificante fazer parte de um curso que recebeu o conceito 5. Isso reforça a excelência e o compromisso da FAHOR em manter um ensino de alta qualidade, com uma infraestrutura moderna e profissionais qualificados. Acredito que a faculdade se dedica a formar engenheiros muito capacitados para o mercado de trabalho", finalizou.

Leonardo Pellin Rigon, que atualmente cursa o nono semestre, vê a nota obtida pelo curso de Engenharia Mecânica como o resultado de um trabalho conjunto da Faculdade. "Como aluno deste curso, tenho a oportunidade de vivenciar diariamente a qualidade do ensino oferecido pela FAHOR. A estrutura laboratorial completa, aliada a um corpo docente altamente capacitado, proporciona um ambiente de aprendizado dinâmico e estimulante. A prática constante em laboratório, somada à teoria aprendida em sala de aula, nos prepara de forma integral para os desafios da profissão. Para nós, alunos, esse reconhecimento nos dá ainda mais confiança no ensino que estamos recebendo ", ressaltou.

O processo de avaliação, realizado por uma comissão do INEP/MEC, incluiu uma análise minuciosa de diversos quesitos, como a infraestrutura dos laboratórios, a organização didático-pedagógica e a qualificação do corpo docente. Durante a visita, além da avaliação da documentação, foram realizadas entrevistas com a coordenação do curso, direção, alunos e professores, além de um tour pelas instalações da instituição.

O resultado reforça o compromisso da FAHOR em oferecer uma formação de excelência, garantindo que seus egressos estejam preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com uma sólida base teórica e prática.