A turma do 4º semestre de Engenharia de Produção participou de uma roda de conversas com egressos e formandos do curso com o objetivo de intensificar os conhecimentos sobre a atuação profissional no mercado de trabalho. O professor Vilmar Bueno Silva coordenou a atividade, realizada no dia 8 de dezembro, e convidou os egressos Diana Pilz e Sandro Luís Haezel e os formandos Clóvis Luís Deves e Aline Beatriz Bartz para compartilhar experiências e falar sobre a área em que cada um atua dentro da Engenharia de Produção.
Aline destacou que é na atuação dentro da empresa que se reforça o aprendizado e a importância de muitas disciplinas do curso. Na empresa onde trabalha, ela desenvolve atividades no setor de qualidade e obteve a formação em Green Belt o que lhe oportuniza trabalhar com problemas complexos utilizando ferramentas da qualidade. Aline também integra o grupo que gerencia o Sistema da Garantia da Qualidade (SGQ).
Já Sandro e Diana explicaram que muitas disciplinas propõem grandes desafios para os acadêmicos que, nesses momentos, devem fortalecer as convicções e seguir em frente, pois se obtém a recompensa pelo esforço, experiências que aconteceram com eles. Sandro trabalha na Engenharia de Processos, diretamente com desenvolvimento e definição de processos de soldagem na manufatura, tendo responsabilidade no processo de solda em sua área de atuação. Diana atua na engenharia de Produto.
Em seguida, Clóvis salientou a importância de ter aprendido muitas ferramentas da metodologia Lean Manufacturing que ataca os desperdícios e cuida do sequenciamento de componentes para que estes estejam disponíveis no local, hora e quantidade certos para montar ou soldar o conjunto certo, atendendo a demanda e o mix de produção. Clóvis trabalha com layout, fluxo de materiais, suporte a produção, qualificação de procedimentos de soldagem e salientou que todas as ferramentas da qualidade aprendidas nas disciplinas do curso são utilizadas no seu dia-a-dia.
O professor Vilmar contribuiu enfatizando o vasto campo de oportunidades e áreas de atuação para Engenheiros de Produção, citando uma pesquisa da Revista Exame, que aponta que é na Engenharia de Produção que mais se ascendem posições de liderança. "Esta roda de conversas com os nossos egressos e formandos foi uma oportunidade singular para os acadêmicos, que podem se identificar com os colegas de profissão, sanando dúvidas e trocando ideias", finaliza Bueno.