A FAHOR comemora o desenvolvimento obtido a partir de diversas ações no ano de 2014 dando sequencia às atividades e planejando dezenas de projetos e serviços que serão oferecidos a partir deste ano. Conforme o vice-diretor Marcelo Blume, o ano de 2014, para a FAHOR, foi marcado por avanços importantes em diferentes aspectos: "Na área acadêmica tivemos a finalização do processo de autorização e início de atividades do 4º curso de graduação, Engenharia de Controle e Automação. Iniciamos dois novos cursos de Pós-graduação, o MBA em Manufatura Enxuta e Sistemas da Qualidade e a Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, além de um conjunto de cursos de qualificação profissional, de curta duração, focados em profissionais que já estão no mercado de trabalho", destaca.
A faculdade também teve o ingresso de novos docentes e técnicos, ampliando e qualificando os cursos e os setores, realizou o maior vestibular dos 13 anos de atividade, com o maior número vagas e de cursos ofertados e principalmente o maior número de candidatos. Blume também destaca que a infra-estrutura do campus teve melhorias significativas como a construção do espaço e monumento em homenagem a Arnoldo Schneider que dá nome ao campus, ajardinamento, arborização e passeios da frente do campus, bem como a construção dos passeios de todo o contorno do anel central e o asfaltamento da principal rua interna. Assim, conforme Blume, "a instituição conseguiu avançar na aproximação das relações com a comunidade regional, melhorando a promoção da FAHOR em diferentes públicos".
Para 2015, os acadêmicos dos 4 cursos de graduação retornarão às aulas já com novas estruturas curriculares ainda mais dinâmicas, inovadoras e focadas nas necessidades dos profissionais, cidadãos e dos setores de atuação de cada profissional a ser constituído. O programa de nivelamento foi ampliado e qualificado e deve proporcionar um melhor desempenho aos estudantes ingressantes. Marcelo conta que neste ano também pretende-se avançar na oferta de cursos de Pós-graduação e da Educação Corporativa bem como nos projetos para criação de novos cursos de graduação; novos docentes e técnicos estão sendo selecionados para ampliar e qualificar ainda mais o quadro de profissionais da FAHOR. Na infraestrutura também haverá novidades: o plano diretor está sendo revisado para iniciar a construção, ainda no primeiro semestre, de novas ruas internas e estacionamentos, além de novos prédios, visando maior mobilidade, conforto, atendimento aos novos cursos, e realocação de setores de apoio.
O vice-diretor destaca que está em processo avançando o projeto da incubadora de novos negócios: "A incubadora é um anseio antigo da comunidade regional, que começa a tomar forma, desenvolvida inicialmente em parceria entre FAHOR e Administração Municipal de Horizontina, com os primeiros projetos recebendo orientações, sendo que aqueles que avançarem para nova fase, a partir de março de 2015 poderão ser abrigados em salas apropriadas no prédio que deve ser inaugurado". A aproximação com empresas e empreendedores também será fortalecida com a ampliação das atividades do NAEMP – Núcleo de Apoio Empresarial, que terá uma equipe maior, bem como um leque maior de serviços a disposição dos empresários da região.
Além disso, a faculdade lidera, juntamente com outras IES comunitárias da região noroeste, uma proposta para aumentar as condições de competitividade de profissionais, empresas, setores e organizações públicas e privadas desta região, propondo um conjunto de ações que mobilizam diversos setores da educação, iniciativa privada através das entidades de classe e agências de desenvolvimento, administrações municipais, ações de voluntariado, dentre outras. "Com o Programa em fase de constituição, estamos incentivando que as entidades que desejam participar, declarem 2015 como o ano regional do empreendedorismo e com ele, um ano marcado por avanços importantes nos setores produtivos para a região", enfatiza Blume.