Diante de um mercado competitivo e complexo, que requer planejamento e decisões precisas, a Tendências Empresa Júnior oferece serviços de consultoria e assessoria para Pessoa Jurídica e Pessoa Física nas áreas econômica e administrativa, com custos mais acessíveis se comparado aos do mercado. É fundamental, nos dias atuais, um bom plano de negócios que estabeleça a viabilidade econômica e financeira do projeto a ser desenvolvido. Também, é imprescindível que os indivíduos tenham em mente que guardar ou aplicar seu dinheiro possibilita um futuro sem grandes preocupações financeiras.
A Empresa Júnior torna-se uma importante ferramenta de incentivo de vivência profissional durante a faculdade e por isso envolve estudantes nessas atividades, que são coordenadas pelos professores do Curso de CIências Econômicas da FAHOR.
A gestão atual é composta por:
- Presidente: Gustavo Klaus Alberti
- Vice-Presidente: Amós Gustavo Quaresma Bitencourt
- Secretário: Rhuan Pablo Oliveira da Silva
- Vice-secretária: Bruna Pedry Bade
- Tesoureiro: Gabriel Dressler Parise
- Vice-Tesoureiro: Lucas Vinícios Goral
- Conselheiros Fiscais: Amanda Janaína Cabral Salanti; Luciano Scarpato Chagas; Lavinya Tayná Wachholz Parreira;
Missão
Promover o desenvolvimento sustentado, possibilitando a capacitação prática dos acadêmicos através da cooperação conjunta entre instituição de ensino, empresários e governo local.
Valores
Ética, qualidade, competência e seriedade no trabalho prestado à comunidade.
Atuação
A Tendência Consultoria e Assessoria Júnior atua nas áreas de consultoria empresarial e social, buscando soluções para os diversos ramos dos negócios. Entre eles:
Estudo de viabilidade econômica
O economista verifica se a elaboração de um determinado projeto é ou não viável. Dessa forma, o economista é responsável pelo estudo de mercado e comercialização, estudos de custos e receitas, de tamanho ou escala do projeto.
Também faz parte da função dele avaliar as fontes financeiras, a análise da localização do projeto, a estruturação do fluxo de caixa e da capacidade de pagamento, além da apuração dos índices econômico-financeiros, dentre eles, margem de lucro, rentabilidade sob investimentos e receita. Os projetos podem ser: final (é mais amplo); de viabilidade (é uma espécie de pré-projeto) ou ainda para financiamento.
Educação Financeira
Está entre as funções do economista neste setor averiguar os investimentos mais rentáveis bem como os tipos de aplicações que podem ser feitas. A ele compete observar as perspectivas de mercado, tanto de produtos quanto de serviços. O profissional de Economia trabalha também neste campo com incentivos fiscais e financeiros por investimentos e com análise de negócios financeiros. Ele contribui na elaboração de orçamentos, receitas e despesas, na projeção de resultados, sejam presentes ou futuros.
Cabe ao economista ainda atuar na orientação sobre fontes de financiamentos e na avaliação das taxas de retorno das organizações, tanto do ponto de vista econômico quanto social. Este serviço pode ser prestado diretamente e também via empresas, cooperativas ou entidades.
Planejamento Estratégico
O economista presta assessoria e consultoria em questões como gestão e análise econômica, planejamento estratégico, projetos e organização. O profissional de Economia trabalha ainda em estudos e análises de macro e microeconomia, economia externa e interna, preços/custos, tarifas e mercados financeiros, dentre outros.
A vontade das pessoas de constituírem seu próprio negócio, as vantagens da terceirização para as empresas e órgãos provocaram o aumento na prestação de serviços de consultoria e assessoria. Neste setor, as atividades dos economistas podem ser classificadas como esporádicas, diárias e mensais.
Pesquisa de Mercado
Ao economista compete elaborar estudos de mercado e de comercialização. No primeiro caso, ele vai dimensionar a oferta e a procura dos bens e serviços em determinada área geográfica, identificando os potenciais consumidores e a existência ou não de demanda para estes bens e serviços em questão. Já no segundo caso, o economista vai analisar e propor as formas e condições mais rentáveis para que o bem ou serviço analisado chegue até o consumidor final pelo menor preço possível.
Planejamento Econômico
O economista estabelece objetivos e metas de crescimento econômico para provocar o desenvolvimento socioeconômico. Este é um processo de longo prazo, mas que vai gerar mudanças estruturais nos campos econômicos, sociais, político e até cultural. O profissional, além de dar enfoque econômico, preocupa-se com os aspectos qualitativos, contribuindo para a melhoria do padrão de vida da população.
No setor privado, o economista estabelece metas a serem alcançadas pela empresa e, desta forma, medidas para implementar tais objetivos. Ou seja, ele elabora o planejamento estratégico empresarial, através de estudos relacionados com a microeconomia. O trabalho exige ainda que se conheçam os ambientes internos e externos da empresa ou entidade. Entre as áreas de atuação estão: políticas tributárias, agrária e agrícola, desenvolvimento rural e industrial, comércio exterior.
Estudo e orientação de viabilidade econômica de novas empresas
Neste trabalho, o economista faz o planejamento e reestruturação organizacional, desenvolvimento de projetos de financiamentos, pareceres técnico-judiciais, estudos de viabilidade econômico-financeira de projetos em geral. A metodologia de trabalho deve ser, em todos os campos de atuação, vivencial e participativa. Esta metodologia privilegia a criação de situações empresariais corriqueiras de forma que as pessoas possam experimentar as mais variadas ações sem, contudo, arriscar o futuro.
Outras funções do profissional que trabalha nesta área são: avaliação econômico-financeira e assessoria em processos de aquisição, alienação e fusão de empresas; privatização; reestruturação de passivos, identificando as estruturas financeiras e buscando as fontes de recursos; definição de políticas de treinamento.
O trabalho do economista neste campo compreende também o acompanhamento constante às empresas-clientes, através de relatórios de desempenho, onde se analisam as áreas de vendas, de produção, a origem e aplicação de recursos do mês e do exercício, além da política de estoques, auditoria financeira mensal, dentre outras avaliações. É através destas análises que a empresa-cliente é assessorada e pode, então, planejar e fazer todos os ajustes necessários.