Tendências Consultoria e Assessoria Jr. de Economia

empresa júnior

 

Diante de um mercado competitivo e complexo, que requer planejamento e decisões precisas, a Tendências Empresa Júnior oferece serviços de consultoria e assessoria para Pessoa Jurídica e Pessoa Física nas áreas econômica e administrativa, com custos mais acessíveis se comparado aos do mercado. É fundamental, nos dias atuais, um bom plano de negócios que estabeleça a viabilidade econômica e financeira do projeto a ser desenvolvido. Também, é imprescindível que os indivíduos tenham em mente que guardar ou aplicar seu dinheiro possibilita um futuro sem grandes preocupações financeiras. 

A Empresa Júnior torna-se uma  importante ferramenta de incentivo de vivência profissional durante a faculdade e por isso envolve estudantes nessas atividades, que são coordenadas pelos professores do Curso de CIências Econômicas da FAHOR.

 

A gestão atual é composta por:

  • Presidente: Gustavo Klaus Alberti
  • Vice-Presidente: Amós Gustavo Quaresma Bitencourt
  • Secretário: Rhuan Pablo Oliveira da Silva
  • Vice-secretária: Bruna Pedry Bade
  • Tesoureiro: Gabriel Dressler Parise
  • Vice-Tesoureiro: Lucas Vinícios Goral
  • Conselheiros Fiscais: Amanda Janaína Cabral Salanti; Luciano Scarpato Chagas; Lavinya Tayná Wachholz Parreira;
 

tendencias 2023

Missão

Promover o desenvolvimento sustentado, possibilitando a capacitação prática dos acadêmicos através da cooperação conjunta entre instituição de ensino, empresários e governo local.

 

Valores

Ética, qualidade, competência e seriedade no trabalho prestado à comunidade.

 

Atuação

A Tendência Consultoria e Assessoria Júnior atua nas áreas de consultoria empresarial e social, buscando soluções para os diversos ramos dos negócios. Entre eles:

 

Estudo de viabilidade econômica

O economista verifica se a elaboração de um determinado projeto é ou não viável. Dessa forma, o economista é responsável pelo estudo de mercado e comercialização, estudos de custos e receitas, de tamanho ou escala do projeto.

Também faz parte da função dele avaliar as fontes financeiras, a análise da localização do projeto, a estruturação do fluxo de caixa e da capacidade de pagamento, além da apuração dos índices econômico-financeiros, dentre eles, margem de lucro, rentabilidade sob investimentos e receita. Os projetos podem ser: final (é mais amplo); de viabilidade (é uma espécie de pré-projeto) ou ainda para financiamento.

 

Educação Financeira 

Está entre as funções do economista neste setor averiguar os investimentos mais rentáveis bem como os tipos de aplicações que podem ser feitas. A ele compete observar as perspectivas de mercado, tanto de produtos quanto de serviços. O profissional de Economia trabalha também neste campo com incentivos fiscais e financeiros por investimentos e com análise de negócios financeiros. Ele contribui na elaboração de orçamentos, receitas e despesas, na projeção de resultados, sejam presentes ou futuros.

Cabe ao economista ainda atuar na orientação sobre fontes de financiamentos e na avaliação das taxas de retorno das organizações, tanto do ponto de vista econômico quanto social. Este serviço pode ser prestado diretamente e também via empresas, cooperativas ou entidades.

 

Planejamento Estratégico 

O economista presta assessoria e consultoria em questões como gestão e análise econômica, planejamento estratégico, projetos e organização. O profissional de Economia trabalha ainda em estudos e análises de macro e microeconomia, economia externa e interna, preços/custos, tarifas e mercados financeiros, dentre outros.

A vontade das pessoas de constituírem seu próprio negócio, as vantagens da terceirização para as empresas e órgãos provocaram o aumento na prestação de serviços de consultoria e assessoria. Neste setor, as atividades dos economistas podem ser classificadas como esporádicas, diárias e mensais.

 

Pesquisa de Mercado 

Ao economista compete elaborar estudos de mercado e de comercialização. No primeiro caso, ele vai dimensionar a oferta e a procura dos bens e serviços em determinada área geográfica, identificando os potenciais consumidores e a existência ou não de demanda para estes bens e serviços em questão. Já no segundo caso, o economista vai analisar e propor as formas e condições mais rentáveis para que o bem ou serviço analisado chegue até o consumidor final pelo menor preço possível.

 

Planejamento Econômico 

O economista estabelece objetivos e metas de crescimento econômico para provocar o desenvolvimento socioeconômico. Este é um processo de longo prazo, mas que vai gerar mudanças estruturais nos campos econômicos, sociais, político e até cultural. O profissional, além de dar enfoque econômico, preocupa-se com os aspectos qualitativos, contribuindo para a melhoria do padrão de vida da população.

No setor privado, o economista estabelece metas a serem alcançadas pela empresa e, desta forma, medidas para implementar tais objetivos. Ou seja, ele elabora o planejamento estratégico empresarial, através de estudos relacionados com a microeconomia. O trabalho exige ainda que se conheçam os ambientes internos e externos da empresa ou entidade. Entre as áreas de atuação estão: políticas tributárias, agrária e agrícola, desenvolvimento rural e industrial, comércio exterior.

 

Estudo e orientação de viabilidade econômica de novas empresas

Neste trabalho, o economista faz o planejamento e reestruturação organizacional, desenvolvimento de projetos de financiamentos, pareceres técnico-judiciais, estudos de viabilidade econômico-financeira de projetos em geral. A metodologia de trabalho deve ser, em todos os campos de atuação, vivencial e participativa. Esta metodologia privilegia a criação de situações empresariais corriqueiras de forma que as pessoas possam experimentar as mais variadas ações sem, contudo, arriscar o futuro.

Outras funções do profissional que trabalha nesta área são: avaliação econômico-financeira e assessoria em processos de aquisição, alienação e fusão de empresas; privatização; reestruturação de passivos, identificando as estruturas financeiras e buscando as fontes de recursos; definição de políticas de treinamento.

O trabalho do economista neste campo compreende também o acompanhamento constante às empresas-clientes, através de relatórios de desempenho, onde se analisam as áreas de vendas, de produção, a origem e aplicação de recursos do mês e do exercício, além da política de estoques, auditoria financeira mensal, dentre outras avaliações. É através destas análises que a empresa-cliente é assessorada e pode, então, planejar e fazer todos os ajustes necessários.

 

Tendências Consultoria e Assessoria Jr. de Economia da FAHOR 
Endereço: Avenida dos Ipês, 565, bairro Eldorado. Horizontina/RS 
CEP: 98920-000 
Telefone:  3537- 7752
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Professor e Orientador: Márcio Leandro Kalkmann 

FAHOR fortalece parceria com UFFS em visita ao Campus de Cerro Largo

  A UFFS é parceira da FAHOR em algumas frentes de pesquisa e de internacionalização, dentre…

Read more

Últimas Notícias

FAHOR participa do lançamento do Celeiro AgFfood Hub do…

16/04/2024 Hits:39 Notícias Raquel Pedroso Souza

  Na manhã de quinta-feira, 11 de abril, a FAHOR esteve presente no lançamento do Celeiro AgFood Hub, iniciativa do Tecnopuc... Leia mais

FAHOR apresenta diagnóstico para o Plano de Inovação em…

12/04/2024 Hits:118 Notícias Raquel Pedroso Souza

  A FAHOR em parceria com a Administração Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Boa Vista do Buricá e... Leia mais

FAHOR apresenta diagnóstico econômico em Boa Vista do B…

11/04/2024 Hits:128 Notícias Raquel Pedroso Souza

A FAHOR vai apresentar o diagnóstico econômico de Boa Vista do Buricá na 2ª edição do Prêmio Buricá Empreendedor, que... Leia mais

Mais uma edição do curso de Declaração de Imposto de Re…

16/04/2024 Hits:36 Notícias Raquel Pedroso Souza

  Nos dias 16, 23 de março e 6 de abril de 2024, a FAHOR realizou o curso de qualificação profissional... Leia mais

FAHOR oferece oportunidade de ingresso na graduação até…

09/04/2024 Hits:159 Notícias Raquel Pedroso Souza

    Para muitas pessoas, o início do ano marca o momento de novos começos e oportunidades, e para alguns, isso inclui... Leia mais

SIEF 2024: Lançamento apresenta programação e atrações…

05/04/2024 Hits:275 Notícias Raquel Pedroso Souza

Este 4 de abril ficou marcado em toda a região pelo lançamento da 14a edição do Seminário Internacional de Engenharia... Leia mais

Introdução à Engenharia: promove diálogo entre acadêmic…

02/04/2024 Hits:245 Notícias Raquel Pedroso Souza

  Na disciplina de Introdução à Engenharia, ministrada pela professora Darciane Kerkhoff, os ingressantes têm a oportunidade de mergulhar em um... Leia mais

Tema Transversal discute a Educação em Direitos Humanos…

11/04/2024 Hits:113 Notícias Raquel Pedroso Souza

  Mais uma edição do projeto Tema Transversal da FAHOR, promovido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico, que permite aos acadêmicos discutir... Leia mais

Para além da sala de aula: roda de conversa com egresso…

28/03/2024 Hits:365 Notícias Raquel Pedroso Souza

  Iniciar a graduação é um momento de empolgação e entusiasmo, mas também de desafios e incertezas. Para muitos estudantes, o... Leia mais

Lançamento do SIEF: evento contará com palestra de Edua…

27/03/2024 Hits:443 Notícias Raquel Pedroso Souza

    O Seminário Internacional de Engenharia, Economia, Inovação e Empreendedorismo (SIEF), o grande evento de inovação e empreendedorismo da região, capitaneado... Leia mais

Professor da FAHOR lidera o lançamento do segundo bolet…

27/03/2024 Hits:348 Notícias Raquel Pedroso Souza

  A FAHOR desempenha um papel central na iniciativa de lançamento do segundo boletim do Observatório de Análises Socioeconômicas da RED... Leia mais

Diretor e Coordenadores da FAHOR participam de eventos …

27/03/2024 Hits:339 Notícias Raquel Pedroso Souza

  Nos dias 18 e 19 de março, o Diretor da FAHOR, professor Sedelmo Desbessel, esteve presente no 94º Seminário de... Leia mais

Professor da FAHOR participa do evento South Summit em …

25/03/2024 Hits:351 Notícias Raquel Pedroso Souza

  O South Summit é uma das principais conferências de inovação, empreendedorismo e tecnologia do Brasil, reunindo líderes, empreendedores, investidores e... Leia mais

Submissão de Trabalhos para o SIEF 2024: Participe e co…

13/03/2024 Hits:488 Notícias Raquel Pedroso Souza

  Está aberto o período de submissão de trabalhos para o XIV SIEF - Seminário Internacional de Engenharia, Economia, Inovação e... Leia mais

Bierplatz: Festival de cervejas artesanais de Horizonti…

22/03/2024 Hits:456 Notícias Raquel Pedroso Souza

  O aguardado Bierplatz, festival de cervejas artesanais promovido pela Comunidade Evangélica Dr. Martinho Lutero, IECLB, está de volta para sua... Leia mais

Eventos de Abril

01 a 30 - Abril Verde – Dedicado à prevenção, saúde e segurança no trabalho

02 - (13h35min) Reunião do Colegiado Administrativo

02 - (19h15min) Reunião do Conselho de Ensino – CFJL FAHOR

06 - Jogos acadêmicos

06 - (18h) Bierplatz - Festival de Cerveja Artesanal (promovido pela Com. Dr. Martinho Lutero)

08 e 09 - Encontro Nacional de Equipes de Marketing, Comunicação e Tecnologias da Informação - Colégio Teutônia

09 - (13h35min) Reunião do Colegiado Administrativo Ampliado

10 a 12 - Gramado Summit (Serra Park, Gramado, RS)

10 - Dia da Engenharia

11 - Reunião do Conselho de Líderes de Turmas

12 - Reunião do Conselho Deliberativo do HAE

16 - T.T. – Tema Transversal: Valorização dos aspectos históricos e culturais – Dia do Índio

16 - (13h35min) Reunião do Colegiado Administrativo

18 - Encerramento das disciplinas de 2 créditos das 10 primeiras semanas de quintas-feiras

19 - Encerramento 2ª etapa Processo Seletivo Vestibular

20 - QUALIDOC - Qualificação dos professores da FAHOR

21 - Dia de Tiradentes

21 - Último dia para solicitação de prova atrasada ou adiantada

21 - Dia Mundial da Criatividade e Inovação

22 - Encerramento das disciplinas de 2 créditos das 10 primeiras semanas de segundas-feiras

22 a 26 - Semana da mobilidade internacional da Red Cidir

23 - Encerramento das disciplinas de 2 créditos das 10 primeiras semanas de terças-feiras

23 - (13h35min) Reunião do Colegiado Administrativo

24 - Encerramento das disciplinas de 2 créditos das 10 primeiras semanas de quartas-feiras

25 - Início das disciplinas de 2 créditos das 10 últimas semanas de quintas-feiras

26 - Painel Cenários e Tendências da Economia

26 - Encerramento das disciplinas de 2 créditos das 10 primeiras semanas de sextas-feiras

26 - Reunião dos líderes de empresas incubadas e pré-incubadas HAE

27 - Encerramento das disciplinas de 2 créditos das 10 primeiras semanas de sábados

27 - (13h30min) Dia destinado a realização das provas atrasadas ou adiantadas

29 - Início das disciplinas de 2 créditos das 10 últimas semanas de segundas-feiras

30 - Encerramento do período de submissão de trabalhos ao SIEF

30 - Início das disciplinas de 2 créditos das 10 primeiras semanas de terças-feiras

30 - (13h35min) Reunião do Colegiado Administrativo

Todos os eventos do ano